Você conhece o valor do seu negócio?

A proposta de valor é uma expressão que identifica a ideia central do negócio e deve ser usada como guia para elaboração de uma marca. Ou seja, ter clareza sobre a proposta de valor da sua empresa é essencial para que a sua marca se apresente bem ao público – seja interno ou externo – e se mostre diferente dos concorrentes.

 

Não importa o porte da empresa, a proposta de valor desempenha o papel de promover melhorias nas operações internas. Basicamente estamos falando de avaliar como você entrega seu melhor ao mercado para, assim, impulsionar a gestão estratégica do seu negócio – vendas, desenvolvimento de produtos, investimentos em marketing.

 

Se você consegue entender qual o conjunto de benefícios que a sua empresa entrega aos clientes, pode posicionar os seus negócios de forma a criar conexões com as pessoas. E, vale lembrar, marcas são feitas para pessoas!

 

A proposta de valor é uma maneira de ser diferente e único em um mercado incerto e diverso! Uma proposta de valor definida garante que nossa tomada de decisão seja feita com base em informações mais seguras, relacionadas ao nosso mercado e a quem se conecta com a nossa marca.

 

Pense bem. Se as pessoas que trabalham com você conhecem a empresa tão bem a ponto explicitar o melhor do seu negócio, as chances de erros que podem gerar prejuízos são muito pequenas.

 

Encontre a sua proposta de valor

Para entender a proposta de valor da sua empresa é preciso fazer um exercício de autoconhecimento, visitar a identidade corporativa em busca de respostas para as seguintes questões:

– Que problema sua empresa resolve?

– Por que sua empresa existe?

– Que valor você entrega para seus consumidores?

 

Compreender as dificuldades enfrentadas pelos seus clientes, desenvolver produtos e/ou serviços que ajudem a dirimir essas dores e entender quais benefícios que as pessoas recebem ao investir (na verdade, confiar!) na sua marca são pontos de partida para construir uma proposta de valor verdadeiramente eficaz para o negócio e relevante para o mercado.

E mostre ao mercado…

A proposta de valor deve ser algo que o cliente consiga identificar logo de cara. Por isso é importante comunicá-la ao mercado, deixar claro o problema que a sua empresa resolve a partir das soluções que oferta.

 

Nada de inventar narrativas pensando no que mais agrada o mercado: seja fiel a verdade do seu negócio! Dúvidas? Entre em contato que a gente ajuda sua empresa a identificar e propagar a sua proposta de valor. #vempromovimento!

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