Foodtechs: o futuro da comida passa pela tecnologia

Nosso radar tem apontado muitas tendências e algumas incógnitas para o setor de alimentação em um futuro próximo. E vamos lá mais uma vez olhar a fundo o que nos cerca. E pensa com a gente o tamanho do desafio: segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, a produção de alimentos terá que aumentar em 70% para alimentar as 10 bilhões de pessoas que habitarão o mundo em 2050. 

 

O objetivo das foodtechs é promover a inovação dentro do segmento de alimentação, aproveitando novas tecnologias, novos modelos de negócio e resgatando técnicas antigas que causam menos impactos ao meio ambiente e favorecem a produção sustentável. 

 

Para se ter uma ideia, grandes empresas como a Jasmine Alimentos (do grupo francês Nutrition & Santé), estão de olho nessa onda de inovação no setor de alimentação no Sul do país. Em parceria com a Corporate Garage, empresa de Curitiba/PR especializada em investimentos, criou um programa de aceleração que dará aporte para nove startups foodtechs (das 90 existentes no Brasil) que desenvolvem produtos e soluções inovadoras para consumo, acesso e educação dentro do segmento de alimentação saudável. 

 

Sinal de novos tempos. Sinal de que as projeções da FAO estão dando força para que o setor de alimentação atenda as necessidades básicas da população – sem que para isso tenhamos que consumir mais alimentos de origem duvidosa ou carregados de agrotóxicos. 

 

Ficamos animados em saber que o apelo por mais acesso a ingredientes naturais é uma tendência irreversível, que ganha força à medida que o acesso à informação se democratiza. O consumidor está ampliando seus horizontes e vê, na tecnologia, uma aliada para facilitar o acesso a produtos saudáveis e ter garantias da procedência do que consome no seu dia a dia. 

 

Ficou interessado em saber mais sobre esta forte tendência de mercado? Assista a reportagem que o programa PE&GN veiculou em julho sobre as foodtechs brasileiras!  E se você é empreendedor, tem uma solução inovadora nas mãos, mas têm dúvidas sobre a viabilidade do seu projeto, entre em contato. Transformar boas ideias em negócios de sucesso: #issoMove! 

 

* Curtiu a foto? É do site Impossible Foods

 

 

outras postagens

Top 5 – Tendências em Embalagens
Top 5 – Tendências em Embalagens

Abraçar as tendências que vão ditar as embalagens do ‘futuro’ é uma boa estratégia para conquistar o consumidor. Quer ficar um passo à frente da concorrência? Confira o Top 5 – Tendências em Embalagens que a Move selecionou para você!

Um modelo de negócio para chamar de seu!
Um modelo de negócio para chamar de seu!

Sair do campo das ideias é o passo fundamental para entrar no mundo do empreendedorismo. Mais do que ter um pensamento empreendedor é preciso saber o que o seu modelo de negócio trará de diferente e único para o mercado.

Jamais seremos Jair Bolsonaro
Jamais seremos Jair Bolsonaro

Vocês já nos conhecem e sabem que somos uma empresa cujo propósito é alavancar negócios por meio do design. Além de empreendedores, apoiamos ideias que tornem possível o crescimento sustentável da economia do Brasil, dizimada ao longo do tempo por políticas públicas corruptivas. Nesse contexto, apoiar ou sequer considerar a candidatura de uma figura tão contraditória quanto Jair Bolsonaro seria uma contradição. Principalmente, considerando nossa posição no mercado – a de apoiar ideias e desenvolver modelos de negócios inovadores.